Skip to main content

1970

1971

Abel dos Santos

n.1924
viveu até 2012

Ateliê 13, de 1970 a 2012


Formação

Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, licenciatura em Escultura

Sobre o artista

Professor do Ensino Especial e Produtor de Projetos no Centro de Recursos do Ensino Especial no Ministério da Educação. Paralelamente dedicou-se à escultura e à pintura. Realizou, também, peças em faiança, painéis de azulejos, esculturas em cerâmica, aguarelas e executou medalhas comemorativas. Figurativo e naturalista, as paisagens, os casarios e as figuras humanas são elementos recorrentes no seu trabalho artístico.

Algumas das suas obras de escultura, em bronze ou em pedra, bem como painéis cerâmicos policromados e azulejaria estão integrados em edifícios públicos, no país e no estrangeiro.

Foi distinguido com alguns primeiros e segundos prémios e medalhas de bronze em diversas exposições e concursos públicos, sendo o último, em 1984, o 2º prémio pela medalha de “Homenagem a Almada Negreiros” atribuída pelo Ministério da Cultura. Participou em cerca de meia centena de exposições coletivas no país e no estrangeiro. Está representado em coleções públicas e privadas no país e no estrangeiro.